Torneio do Trabalhador celebra 1º de Maio em Cairu

Sobre o futuro do esporte em Cairu, Hildécio adiantou que a prefeitura vai iniciar um programa municipal que visa equipar os campos de futebol já existentes, além da construção de novos equipamentos

O 1º de Maio foi celebrado em Cairu com a realização do Torneio do Trabalhador Elizeu Cabral, com a participação de dez seleções representando todas as ilhas do município-arquipélago.


O evento, organizado pela secretaria municipal de Políticas Sociais e coordenado pelo superintendente de administração Miro Cabral, marcou a retomada do tradicional torneio de futebol, em clima de festa, confraternização e sorteio de brindes para a massa de torcedores presentes na arena Cajazeira.


Participaram também da festa dos trabalhadores, o prefeito Hildécio Meireles, a vice-prefeita e secretária da Saúde Cíntia Rosemberg, o presidente da Câmara Municipal Diego Meireles, os secretários, Ângelo Fahnning (Administração), Iramar Costa (Políticas Sociais), Paulo Sérgio (Pesca e Agricultura), além dos vereadores Bruno, Bino, Ecinho, Joglas e João da Gamboa.


Hildécio Meireles disse que a manifestação popular reflete o anseio da população pela retomada das atividades esportivas. “Aqui em Cairu estamos dando exemplo de manifestação popular com a presença de todas as ilhas mesmo as dificuldades que temos de logística. Portanto hoje é dia de homenagear nosso trabalhador e de confraternização de nosso povo.” disse o chefe do executivo cairuense.


Sobre o futuro do esporte em Cairu, Hildécio adiantou que a prefeitura vai iniciar um programa municipal que visa equipar os campos de futebol já existentes, além da construção de novos equipamentos, como quadras de futebol society com grama sintética, quadras para a prática de futevôlei e o primeiro estádio do município até o término do mandato.

“A prioridade para esse ano é requalificar os equipamentos, os campos de futebol, e até o final do mandato teremos esse programa para desenvolver e com fé em Deus conseguiremos finalizar”, afirmou, Hildécio.


A vice-prefeita e secretária da saúde, Cíntia Rosemberg, disse ao Portal que é um momento memorável de maneira marcante para os trabalhadores que visa a confraternização. “Nossas localidades são todas deslocadas, de difícil logística, mas estamos aqui hoje unidos”, afirmou.

Cíntia destacou o aquecimento da economia por meio das pessoas que puderam vender seus produtos durante a realização do torneio.


“O esporte é isso, é lazer, é cultura, é saúde, e é economia, você vê aqui hoje a pessoa vendendo a água, as igrejas vendendo lanche, então você termina movimentando toda a cidade e trazendo a alegria de volta para o povo”, disse Cíntia.


Diego Meireles, presidente da Câmara, destacou que se trata e um torneio histórico para Cairu e que ficou sem poder acontecer por alguns anos e agora por causa da pandemia. “Hoje vemos aqui o povo comparecendo, a economia aquecendo e o esporte voltando à sua normalidade”, afirmou, Diego.

O Vereador Bino esteve prestigiando o torneio, e lembrou do seu apoio a aprovação do projeto de lei que tornou o torneio do trabalhador lei municipal homenageando o saudoso desportista Eliseu Cabral.


“Tiro o chapéu para Miro Cabral pelo seu trabalho e empenho ao esporte do município, pela sua luta e o parabenizo pela aprovação da lei. Parabenizo também a gestão pública que somou muito nesse torneio. A gente sabe das dificuldades e sem esse o apoio do poder público não seria possível essa realização”, disse, o vereador Bino.


Miro Cabral, desportista, pai do homenageado Eliseu Cabral, e responsável pela pasta do esporte cairuense, se emocionou por várias vezes ao lembrar de seu filho, morto em um acidente automobilístico, destacando sua paixão pelo esporte local.

“Hoje aqui estamos celebrando a volta do esporte, após 10 anos sem realizar pelas gestões passadas e mais 2 anos por causa da pandemia. O torneio agora é lei aprovada pela Câmara e sou muito grato aos vereadores e ao prefeito Hildécio”, disse.


Miro ressaltou a dificuldade de se realizar um torneio com a participação de várias equipes oriundas das ilhas, mas lembrou que com o apoio de todos foi possível resgatar a tradição. “Ano que vem faremos um torneio ainda melhor”, concluiu, Miro Cabral.


Com informações da Ascom | Cairu

Reportagem e fotos: Marcelo Dutra | Tinga

novocardestúdio.jpg
cairu007.jpeg
pilates1 (3).png
cardsimple1.jpg