Reunião em Ituberá discute a sustentabilidade do sistema produtivo da seringueira

Com o objetivo de unir esforços para garantir a sustentabilidade do sistema produtivo da seringueira e discutir a situação da atual, perspectivas da Crosta-negra em seringais da Bahia e a situação fitossanitária da cultura no Baixo Sul, foi realizada, na última semana, reunião da Comissão Técnica Regional de Prevenção e Controle da Crosta Negra da Seringueira para o estado da Bahia.

O evento, promovido por meio de parceria entre a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (ADAB), o Consórcio Intermunicipal do Mosaico das Apas do Baixo Sul (Ciapra) e a Prefeitura Municipal de Ituberá, por meio da Secretaria da Agricultura de Ituberá, contou com a participação de representante da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).


Taylor Amparo, da Comissão Técnica de Agricultura, pelo Consórcio Ciapra, explicou que a comissão vem acompanhamento e realizando o controle da crosta negra, uma doença causada por um fungo, que tem atacado, desde 2019, com impactos econômicos. “Nós, que somos do Baixo Sul, principalmente os agricultores familiares e temos muito sistemas Agroflorestais (SAF) implantados, do consórcio do cacau com a seringueira, temos sofrido com a crosta negra, pois quando o cacau está em baixa, é na seringueira que o agricultor familiar via a manutenção da sua fonte de renda”.


Ele ressalta que a comissão é valiosa, com a participação de representantes do setor público, associações, indústrias de beneficiamento da borracha, e prefeituras, por meio do Ciapra, estão buscando, junto aos órgãos federais e estaduais, soluções, para que se possa, no tempo mais hábil possível, se chegar a formas de controlar essa praga, que realmente tem trazido muita preocupação, principalmente econômica e social para a região.


Além de pontuar os problemas que atingem diretamente o sistema produtivo da seringueira, durante o encontro, foram empossados titulares, suplentes representantes dos diversos órgãos que participam da comissão. O encontro envolveu o poder público, Ciapra Baixo Sul, empresas privadas, cooperativas, agricultores e comerciantes, que atuam com a cultura da borracha e que estão interessados em combater a doença, que vem devastando a heveicultura da região, causando muitos danos econômicos e sociais.


Comissão


A Comissão, que é presidida por Celso Duarte Carvalho Filho, diretor de Defesa Sanitária da ADAB e a Bahiater/SDR está representada pela coordenadora técnica da Bahiater, Ana Cristina Souza dos Santos e Alayana Rocha Azevedo Oliveira, titular e suplente. A reunião contou com a participação de Adonias Filho, da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac).

Fonte: Baixo Sul em Pauta

novocardestúdio.jpg
cairu007.jpeg
pilates1 (3).png
cardsimple1.jpg