Canil setorial da 33ª CIPM participa de Seminário Internacional de Mantrailing, em São Paulo

Policiais Militares da Bahia pertencentes a Companhia de Operações com Cães (Canil Central) e a 33ª CIPM/ Valença (Canil Setorial) participaram do VI° Seminário Internacional de Mantrailing (busca de pessoas por odor específico, utilizando o cão farejador), realizado em Itupeva-SP, de 19 a 21 de julho.

O Seminário foi promovido pelo Grupamento de Busca e Resgate com Cães Sul Paulista, que tem à frente Ana Beatriz Mincarelli Albernaz, instrutora e adestradora de cães de mantrailing com o apoio da Guarda Civil Municipal de Itupeva/SP.

O evento contou com a participação de Policiais Militares, Bombeiros Militares e Civis, Guarda Civis Municipal e adestradores de vários estados como Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, e também de outros países como o Uruguai.

Os instrutores e especialistas na área, com vasta experiência atuando nos EUA e ministrando o seminário em vários países da Europa, foram os policiais americanos: Terry Davis e Jonh Lavinder. O Mantrailing tem por objetivo, através do faro do cão, utilizando o odor específico do indivíduo, encontrar pessoas desaparecidas, suspeitos foragidos e contribuir na solução de crimes.

Durante o evento, a participação de alguns cães das raças Bloodhound (a mais utilizada para atividade por diversos fatores fisiológicos favoráveis para a atividade), Pastor Belga Malinois e Pastor Alemão, foi fundamental para o sucesso da atividade. As instruções ministradas no seminário foram:

  1. Condução de cão de mantrailing;

  2. Testemunho em Tribunal da Justiça;

  3. Simulação de uma trilha com vítima desaparecida.

O Tenente Coronel Alexandre Souza disse que é importante destacar que o Grupamento de Operações com Cães (GOC) da 33ª CIPM/Valença possui, atualmente, a Cadela Kyra, Pastor Belga Malinois, que foi certificada nos níveis I e II de Mantrailing pela CBKC, em junho deste ano, sendo a 1ª e única (até o presente momento), no Norte-Nordeste do país, a estar apta e capacitada em Mantrailing, já possibilitando a sua atuação em casos reais.

“Esse evento além de ter como objetivo o aperfeiçoamento das condutas em Mantrailing, também buscou a integração, padronização e aproximação entre os condutores e adestradores de Mantrailing no Brasil e América” completou o Ten. Cel. Alexandre.

A 33ª CIPM, através do Canil Setorial, conclui mais um ciclo importante na caminhada para a qualificação na atividade de Mantrailing, estando apta a reforçar o policiamento e melhor servir a população do Baixo Sul da Bahia.

Com informações da 33ª CIPM

#PMBahia #emSãoPaulo #33ªCIPM #Mantrailing #Canilsetorialda33ªCIPIMparticipaSeminárioInternacionaldeMantrailing

novocardestúdio.jpg
CARROFEED.jpg
cairu007.jpeg
pilates1 (3).png
vostokfeed.jpg
cardsimple1.jpg