Buracos se multiplicam na BA 001 e causam transtornos aos motoristas

Trafegar pela BA 001, no trecho entre Valença e Travessão costuma ser um dilema para os motoristas da região e os turistas que precisam chegar nas cidades do Baixo Sul. O problema é que mesmo com a sinalização do Governo do Estado em finalizar estudos técnicos e viabilizar a licitação para manutenção da estrada, nada ainda foi feito de concreto.

Ao longo da semana que passou, o Portal Pratigí acompanhou motoristas que relataram vários transtornos em função das condições ruins da rodovia.


Taperoá concentra um dos piores trechos da via com dezenas de buracos nas duas entradas da cidade, o que está ocasionando prejuízos aos motoristas que já não conseguem mais desviar de tanto buraco e acabam caindo nas crateras. Resultado disso: rodas e pneus danificados.

Isso sem falar nos problemas em amortecedores e suspensões de veículos além de manobras arriscadas para desviar dos buracos e ao mesmo tempo evitar colisões com outros veículos e até mesmo animais, que ora aparecem na pista.

Nilo Peçanha, Ituberá, Igrapiúna e Camamu também apresentam trechos ruins e outros muito ruins, o que vem comprometendo o trânsito na região.

Trecho da BA 001 próximo à Taperoá apresenta perigo para motoristas devido a grande quantidade de buracos


O QUE JÁ DISSE O GOVERNO DO ESTADO

Há três anos, o governador Rui Costa, que esteve em Valença inaugurando um residencial, anunciou que faria os melhoramentos na BA 001. “Nós temos um empréstimo de US$ 200 milhões e vamos recuperar várias estradas, inclusive a BA-001 inteira”, disse Rui. O que ocorreu de fato foram algumas operações tapa-buraco.

No ano passado, em uma transmissão ao vivo via Facebook, o Secretario Estadual da Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, que estava ao lado do governador, disse que já havia um estudo em andamento para a manutenção de todo o trecho da BA.

Há vários anos a população do Baixo Sul reclama das condições da estrada que liga todos os destinos turísticos da região. Turistas reclamam e por sua vez acabam optando por outros destinos turísticos e o Governo da Bahia continua anunciando investimentos em estradas em outras regiões.

As representações políticas da região já fizeram várias solicitações no sentido de se iniciar a recuperação da estrada, mas até o momento o governo não sinalizou uma data para o início dessa obra, que certamente vai melhorar a trafegabilidade e por consequência, melhorar o turismo e o escoamento dos produtos da região.

Fotos e vídeo: Wilton Andrade

#BuracossemultiplicamnaBA001ecausamtranstornosaosmotoristas

novocardestúdio.jpg
CARROFEED.jpg
cairu007.jpeg
pilates1 (3).png
vostokfeed.jpg
cardsimple1.jpg