‘Bombeiro Amigo do Peito’ incentiva a doação de leite materno na capital e interior da Bahia

Em 2022, o Bombeiro Amigo do Peito, projeto de promoção ao aleitamento materno através da doação de leite humano, completa 20 anos.

Por meio da iniciativa comandada pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), todo o leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a um rigoroso controle de qualidade antes de ser oferecido a bebês prematuros ou com mães impossibilitadas de amamentar.


Todas as segundas, terças e quintas-feiras, bombeiros militares vão até as residências das lactantes voluntárias para recolhimento dos kits com o leite materno e entregam novos kits para as próximas coletas. “Promovemos orientações quanto ao manejo em lactação e amamentação e incentivamos essas mães quanto ao uso exclusivo de leite materno de 0 a 6 meses. Dessa forma, ajudamos a reduzir a taxa de mortalidade infantil no nosso estado”, explicou a subtenente Souto, coordenadora do projeto. O leite materno fortalece a imunidade dos bebês e reduz a ocorrência de cólicas, entre outros benefícios.


Em Salvador e Lauro de Freitas, o projeto é realizado por meio do 12º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM/Salvar), em parceria com a Maternidade Climério de Oliveira e o Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba). Já em Feira de Santana, a ação é coordenada pelo 2º GBM; e em Itabuna, pelo 4º Grupamento de Bombeiros Militar.


Fonte: Portal Baixo Sul em Alta


novocardestúdio.jpg
cairu007.jpeg
pilates1 (3).png
cardsimple1.jpg