ARTIGO: “Por mais empatia em nossa sociedade. O que precisamos saber sobre relações interpesso

POR EMANUEL RIBEIRO FILHO

______________________________

Como nos afirmou Guimarães Rosa “viver é muito perigoso!” Requer autoconhecimento e clareza sobre o que esperamos dos que se relacionam conosco. Precisamos ter a consciência que relacionar-se é dar e receber ao mesmo tempo, é buscar ser entendido e entender o outro.

Relacionamento interpessoal nada mais é do que a forma como interagimos com as pessoas ao nosso redor: familiares, amigos, colegas, líderes, pessoas que nos cercam no nosso dia a dia. Como nos afirmou Freud “o homem é, em sua essência, um ser relacional.” É da natureza do ser humano se relacionar.

Em qualquer ambiente, seja em casa, no trabalho ou nos momentos de lazer, estamos cercados, a todo momento, por diversas relações interpessoais. Por isso, é muito importante e necessário termos conhecimento sobre como nos relacionamos com as pessoas.

Ter bons relacionamentos é algo de extrema importância no processo de desenvolvimento pessoal e profissional. Trabalharmos o nosso autoconhecimento, o amor próprio, a tolerância e a empatia, vai facilitar e muito a interação com o “mundo” que nos cerca, nos dando a real compreensão da mentalidade ambiente.

Um bom relacionamento interpessoal é o resultado de um bom relacionamento intrapessoal. Será reflexo de como nos relacionamos com nós mesmos. Se internamente estamos bem resolvidos com nossas questões pessoais e profissionais, nossas relações exteriores tendem a ser melhores também.

Precisamos compreender quem somos e onde queremos chegar, para a partir daí buscarmos compreender o próximo. Cada pessoa tem uma personalidade e uma forma distinta de viver, por isso não podemos simplesmente julgar o que cada um tem a oferecer.

Note que quando algo não vai bem, muito frequentemente, tendemos a externalizar a nossa insatisfação por meio do mau humor, da tristeza, do isolamento ou mesmo da agressividade. O que precisamos é nos conhecermos, para em momentos assim, nos policiarmos, evitando assim maiores conflitos com as pessoas que estão ao nosso redor.

Precisamos ter equilíbrio emocional, que é a capacidade de manter o controle em meio aos desafios e mudanças que podem acontecer em todas as áreas da vida, seja pessoal, profissional social, amorosa ou familiar. Está relacionado à nossa forma de lidar com imprevistos, sem se desesperar perante as adversidades da vida, preservando a calma e a saúde mental.

Por fim, quero falar sobre a empatia. Sem ela é quase impossível construir um bom relacionamento interpessoal em qualquer área da vida. A empatia é o que permite a uma pessoa se colocar no lugar da outra, compreender melhor os seus sentimentos e atitudes e evitar julgamentos apressados sobre sua forma de ser, pensar e agir.

Saber se colocar no lugar do outro, além de uma demonstração de respeito, evita que condenemos nossos familiares, amigos, colegas, chefes, as pessoas em geral, sem ao menos dar-lhes a chance de mostrar o outro lado da moeda. Portanto, exercite mais a empatia!

O mundo precisa disso!

Pensem nisso!

novocardestúdio.jpg
CARROFEED.jpg
cairu007.jpeg
pilates1 (3).png
vostokfeed.jpg
cardsimple1.jpg