Agricultura Familiar reúne prefeitos do Baixo Sul em seminário promovido pela SDR e CIAPRA

Ituberá sediou na manhã desta sexta-feira (24), um encontro inédito para a agricultura familiar. O Seminário “Parceria Mais Forte – Governo do Estado e Consórcio dos Municípios da Apa do Pratigi – CIAPRA, juntos pela agricultura familiar”, reuniu os treze municípios do consórcio para debater agricultura, programas de fomento, projetos de tecnologia para o manejo e aumento da produção agrícola regional.

O encontro contou com a presença do Secretário Estadual do Desenvolvimento Rural – SDR, Josias Gomes, do seu chefe de Gabinete Jeandro Ribeiro, de Durval Libânio, Superintendente Estadual do Meio Ambiente, Célia Wanatabe, Superintendente da Bahiater, Victor Fernandes, coordenador de Ação Fundiária da Coordenação de Desenvolvimento Agrário – CDA, vereadores, vices-prefeitos e secretários de agricultura, bem como as associações de agricultores, assentamentos, sindicatos de produtores rurais, cooperativas, Sebrae, Banco do Brasil e Banco do Nordeste

Estavam presentes a prefeita de Ituberá, Iramar Braga, de Nilo Peçanha Carlos Azevedo, de Taperoá Rosival Lopes, de Valença Ricardo Moura, de Gandu Léo de Neco, de Teolândia Lázaro Andrade e de Piraí do Norte Everaldo Silva, além de Leandro Ramos, Prefeito de Igrapiúna e Presidente do CIAPRA, que iniciou o evento falando do propósito do consórcio que iniciou suas atividades em 2005 e de lá para cá ganhou força e ampliou seu raio de atuação com a finalidade de promover o desenvolvimento sustentável regional para cerca de 390 mil habitantes. Léo destacou as Câmaras Técnicas de Educação e Agricultura, institucionalizadas a fim de proporcionar encontros como o ocorrido nesta sexta-feira, em Ituberá.

A Secretaria da Agricultura de Ituberá apresentou o projeto “Cacau Mais” que está sendo executado pela prefeitura, em parceria com a Ceplac. Teolândia mostrou experiências em assistência técnica e extensão rural de convênios entre Estado e município, pelo programa “Mais Ater”. A Ascoob também apresentou experiências exitosas de assistência técnica por meio de chamada pública do Governo da Bahia.

Apesar de ser uma região rica, com grande diversidade de produções agrícolas e até mesmo a exploração de petróleo e gás, o CIAPRA apresentou números preocupantes que mostram o IDH médio regional do Baixo Sul em (0, 536), um índice abaixo da média do Estado que é de (0,66), o que se configura num grande desafio aumentar esse IDH regional através de políticas de produção de riquezas e de melhoramento da renda das pessoas.

Prefeita anfitriã do seminário, Iramar Costa, falou da honra em Ituberá sediar o evento e parabenizou a coragem do consórcio. “Parabenizar todos que contribuíram para a realização desse importante evento. Ituberá se sente muito honrada por recepcionar um encontro dessa magnitude. Foram discutidas ações voltadas para o desenvolvimento produtivo da Agricultura Familiar para todo o território Baixo Sul, iniciativas que com certeza poderão ser replicadas para outras regiões”, enfatizou Iramar.

O Secretário Josias Gomes elogiou a proposta do evento e disse que a agricultura regional se mostra amparada por prefeitos comprometidos com o seu desenvolvimento. Ao citar os cerca de R$ 36 milhões investidos na agricultura familiar na região, por parte do Governo do Estado, o secretário destacou que é primordial a união das entidades de assistência técnica, as associações de agricultores e os prefeitos para que a agricultora familiar avance ainda mais.

“Estamos na secretaria dispostos a atender os agricultores familiares, os presidentes de associações, os prefeitos e vices, neste propósito de cada vez mais melhorarmos a condição de vida dos baianos, especialmente dos agricultores familiares”, salientou Josias Gomes.

O Presidente do Ciapra, Leandro Ramos, avaliou positivamente o encontro. “a avaliação é positiva, a gente conseguiu trazer hoje aqui uma série de entidades, mas é importante consolidar a parceria formal entre o consórcio e a Secretaria Desenvolvimento Rural, por meio desse protocolo de compromisso, que vai permitir a gente implementar uma série de ações formais viabilizadas financeiramente pela própria secretaria para apoiar os municípios via consórcio. A participação dos representantes da agricultura familiar que atuam em todas as áreas aqui na região foi muito positiva”, disse Leandro Ramos.

Ao final do seminário, foram assinados termos de cooperação entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural e o consórcio para execução de ações do Plano Operacional do Cacau 2019 / 2022, Adesão ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM), entre a Prefeitura de Ituberá e o consórcio e assistência técnica para qualificação da infraestrutura por meio de um programa para melhorar o escoamento da produção agrícola dos municípios que compõem o CIAPRA.

Fotos:

Jonatas Soares

Macyto/Assecom/Ituberá

Veja galeria desta matéria:

#bahiater #nilopeçanha #Camamu #taperoá #diáriodeituberá #gandu #maraú #AgriculturaFamiliarreúneprefeitosdoBaixoSulemsemináriopromovidopeloCiapraeSDR #car #bahiaprodutiva #teolândia #NotíciasdeCamamu #APAPRATIGI #valença #IGRAPIÚNA #BA #costadodendê #baixoSul #Ciapra #NotíciasdaBahia #ItuberáNews #sdr #ItuberáNotícias #NotíciasdeItuberá #ITUBERÁ #WenceslauGuimarães #ITACARÉ #portalpratigí

novocardestúdio.jpg
CARROFEED.jpg
cairu007.jpeg
pilates1 (3).png
vostokfeed.jpg
cardsimple1.jpg