top of page

Agricultoras familiares de Valença celebram conquistas a partir do acesso a políticas públicas

O diretor-geral da CAR, Alexandre Simões, destacou que essa é mais uma ação de entrega para fortalecer os empreendimentos, nesse caso, em especial, liderados por mulheres.

A Feira da Liderança Feminina, realizada pela Cooperativa Feminina da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Valença (Coomafes), no Centro de Valença, teve uma programação especial na última sexta-feira (14). Foram entregues pelo Governo do Estado, por meio do projeto da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), às mulheres vinculadas à Coomafes, máquinas trituradoras de ração e veículo utilitário.


Os equipamentos vão ajudar no desenvolvimento dos quintais produtivos implantados pelo projeto da CAR, Bahia Produtiva, e contribuir com a criação de aves e de animais de pequeno porte. A produção é comercializada na Feira, que acontece todas as sextas-feiras, no pátio do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF) do Baixo Sul.


Durante a atividade, que contou com a participação de parceiros (as) da gestão estadual e municipal e em que foi oficializada a parceria da Coomafes com o programa do Estado, Bahia Sem Fome. Também foi entregue um veículo utilitário, que viabilizará a comercialização da produção dos grupos de mulheres que fazem parte da Coomafes.


O diretor-geral da CAR, Alexandre Simões, destacou que essa é mais uma ação de entrega para fortalecer os empreendimentos, nesse caso, em especial, liderados por mulheres, “para que possam melhorar a produção nos quintais produtivos e a comercialização desses produtos, nesse território que é rico em diversidade da agricultura familiar. Seguimos na articulação para continuar fortalecendo o empreendedorismo e os empreendimentos familiares femininos no Baixo Sul e em todo o estado".

Só por meio do projeto Bahia Produtiva foram investidos recursos da ordem de R$ 371,6 na implantação de quintais produtivos com aviários, sistema de irrigação, incluindo aquisição de máquinas e equipamentos. Entre os investimentos feitos pelo Governo do Estado, via CAR, estão ainda a entrega de 20 barracas de feira padronizadas e ações de formação.


Aprimoramento


A Coomafes também está desenvolvendo o Projeto Cooperativismo e Comercialização: Aprimoramento do trabalho feminino para geração de renda, que conta com o apoio CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Secretaria de Políticas para Mulheres. As secretarias são parcerias na execução de Edital voltado para empreendimentos Econômicos Liderados por Mulheres na Bahia. Entre as ações previstas estão a aquisição de equipamentos e a melhoria das embalagens dos produtos.


Sobre a Feira


Quem visita a feira, que acontece todas as sextas-feiras, das 6h às 10h30, tem a oportunidade de levar para casa uma diversidade de produtos, que inclui hortaliças, frutas, raízes, bolos, beijus, doces, ervas medicinais e muito mais.


Fonte: CAR.

bottom of page