top of page

33ª CIPM tem novo comando oficializado

Capitão PM Rodrigo Chaves assume a Companhia em substituição ao Major PM Bruno Czékus; cerimônia reuniu autoridades em Valença.

Após dois anos e nove meses, o major Bruno Von Czékus Soares deixou o comando da 33ª CIPM, unidade responsável pela segurança pública de oito municípios da Costa do Dendê, incluindo Valença. A cerimônia de passagem de comando aconteceu nesta quinta-feira (8), com a presença de autoridades militares, magistrados, prefeitos da região, vereadores e convidados.


A cerimônia, que faz parte do ritual de transmissão de Comando de Unidades Policiais Militares, foi presidida pelo Coronel PM Vanderval Meneses Ramos, Comandante do Policiamento da Região Sul. Major PM Bruno Czékus foi substituído pelo Capitão PM Rodrigo Chaves Silva, que é especialista em Segurança Pública e Mestre em Direito Público.


Em seu discurso de despedida do comando, o Major Czékus prestou agradecimentos aos seus superiores, a tropa da 33ª CIPM e funcionários do quartel, instituições da sociedade civil organizada, prefeituras da região e familiares. “Tivemos uma parceria maravilhosa e aqui faço publicamente os meus sinceros agradecimentos”, reconheceu o PM.

O Major Czékus pontou também em seu discurso os avanços obtidos em sua gestão à frente da 33ª CIPM. “Fizemos muito, sei que muito será feito pelo meu substituto capitão Rodrigo Chaves, o trabalho não para. A cada comandante que passa mais um pouco [é feito] e no final o maior beneficiado será a sociedade”, frisou.


“Aqui pude entender de forma plena a nossa verdadeira função como comandante: gerir, cuidar, proteger, guardar, vigiar, olhar e zelar pela segurança pública”, completou o PM, que também felicitou o novo gestor da 33ª CIPM: “Ao capitão Rodrigo Chaves desejo todo sucesso no comando que se inicia. Estarei sempre presente e à disposição. Sentirei muita falta do convívio de todos e saio com o sentimento de dever cumprido”, concluiu.


O presidente da cerimônia, Coronel Vanderval, saudou o ex-comandante e o seu sucessor. “Muito agradecido ao major Czékus pelo tempo de convivência e pela demonstração de responsabilidade, cuidado com a instituição, cuidado com os seus comandados, pela forma como sempre respondeu ao chamamento do Comando Regional. Ao nosso capitão Rodrigo, que possa realmente beber dessa fonte que a 33ª CIPM tem através de seus oficiais e toda a sua tropa, e que assim possa, ao longo do tempo que permanecerá à frente deste comndo trazer para a sociedade tudo aquilo que ela espera, segurança, paz e tranquilidade”.


O Comandante anunciou a instalação de mais uma base da RONDESP para a 33ª CIPM, que será implantada no município de Camamu com o reforço de 18 policiais.

Além de presidir a transmissão de comando, o coronel Vanderval também estava em Valença para receber o Título de Cidadão Valenciano concedido pela Câmara de Vereadores pelos relevantes serviços prestado ao município.


Presente na cerimônia o presidente da Câmara Municipal, vereador Fabrício Lemos falou ao JVA sobre o prestígio à PM. “Momento administrativo de passagem de cargo muito importante e a Câmara como sempre parceira porque entendemos a importância de todos estarmos engajados na segurança pública. Desejamos todo sucesso ao novo comandante e continuaremos sempre contribuindo para que a segurança pública também seja prioridade em nosso município”, afirmou.


Nossa equipe conversou com o novo comandante Capitão PM Rodrigo Chaves sobre as expectativas da sua nova missão. “A expectativa é grande por seu o meu primeiro comando de Companhia Independente, mas já tive outros Comandos, inclusive já trabalhei aqui na região e em Valença. Nós esperamos executar um trabalho muito forte de combate à criminalidade. Vamos desempenhar o melhor possível e trabalhar em parceria com a comunidade e as instituições. Precisamos unir forças para trazer paz e tranquilidade aqui para a região”, destacou.


Fonte e Fotos: Jornal Valença Agora

bottom of page