top of page

1 em cada 10 brasileiros nunca foi à praia. 91% dos nordestinos já pisaram na faixa de areia

Entre alguns motivos apontados para os números está a falta de acessibilidade e a condição financeira, principalmente de quem mora longe da costa.

Uma pesquisa revelou que 1 em cada 10 brasileiros nunca foi à praia. O dado é de pesquisa realizada pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, em parceria com a Unesco e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Segundo o levantamento “Oceano sem Mistérios: A Relação dos Brasileiros com o Mar”, 159 milhões de brasileiros, cerca de 75% da população, têm ao menos um contato com o mar por ano, enquanto outros 20% pisam na areia ao menos uma vez a cada 15 dias.

Mesmo o Brasil sendo um país litorâneo, com 7.367 quilômetros de costa banhada pelo Oceano Atlântico e praias reconhecidamente entre as mais bonitas do mundo, o nível de conhecimento sobre os ambientes marinhos é muito baixo.


Costões rochosos já foram visitados por 47% da população, seguidos pelos manguezais (42%), dunas (41%), estuários (32%), restingas (28%), recifes de corais (25%) e falésias (23%). Parcelas consideráveis da população nem sequer ouviram falar de alguns desses ambientes.

Quando se divide o País por região, o Nordeste detém 44% da costa, o que explica por que 91% dos nordestinos já pisaram na faixa de areia, enquanto no Centro-Oeste apenas 55% dos entrevistados já visitaram uma praia alguma vez na vida. No Norte, com litoral bem menos extenso, 71% já estiveram no mar.

Quando próximos do mar, os brasileiros preferem tomar banho (51%), andar na praia (32%), tomar banho de sol (20%), aproveitar a gastronomia local (19%) e praticar esportes (17%), sendo futebol, vôlei e surfe os mais citados. Admirar a paisagem (15%), relaxar (10%), brincar na areia (8%), meditar e refletir (6%) e fazer trilha (3%) também aparecem como atividades preferidas.


Com informações do Alô, Alô, Bahia | Foto: Praia da Barra de Serinhaém, Ituberá, Bahia (Assecom)

bottom of page