top of page

1 criança com menos de 5 anos morre de Covid no Brasil a cada 2 dias, segundo a Fiocruz

Entre 4 de setembro e 1 º de outubro, 437 crianças foram hospitalizadas por complicações da Covid no Brasil. Nesse período, 17 mortes pela doença foram registradas entre menores de 5 anos.

Em média, uma criança com menos de 5 anos morre de Covid-19 a cada 2 dias no Brasil. Atualmente, os pequenos brasileiros desta faixa etária representam 9% do total de internações por Covid-19. Os números foram levantados pelo grupo Observa Infância, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a pedido do g1.


Os números desmentem declarações recentes do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (que na sexta-feira disse que '"a molecada não sofre com vírus") e servem de base para críticas de especialistas contra a demora do Ministério da Saúde em liberar a vacina para essa faixa etária, mesmo já tendo o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


De janeiro até o dia 3 de setembro, a proporção de internações de crianças por complicações do vírus era menor: em média, 6,3%.Segundo os dados, a curva de hospitalizações e de mortes por Covid vem caindo em todas as faixas etárias desde junho. Mas, olhando apenas entre as crianças menores de 5 anos, a queda é mais lenta.


“Essas crianças continuam muito vulneráveis porque o vírus continua circulando. A vacina impede a manifestação das formas graves e boa parte dos óbitos, mas, ainda assim, o vírus circula. E a criança não vacinada tem sido, sim, impactada”, disse o pesquisador e coordenador do grupo, Cristiano Boccolini.


Parte do público infantil – entre 6 meses e 2 anos e 11 meses - segue sem nenhuma vacina contra a Covid disponível nos postos de saúde. O Brasil tem hoje doses da Coronavac para crianças a partir dos 3 anos e da Pfizer para a faixa etária de 5 a 11 anos.


da Tribuna da Bahia.

bottom of page